Seu sonho começa aqui

Podemos transformar seu sonho em realidade e planejar o evento como seu coração mandar.

 

Qual a diferença entre padrinhos e testemunhas de casamento?

Você ainda se confunde? Não sabe quais são as diferenças entre padrinhos e testemunhas?

Esse artigo vai esclarecer as dúvidas que muitos casais de noivos podem ter, quais as funções e os papéis de cada um dentro da cerimônia de casamento.

Foto unsplash.com

É muito comum falar dos padrinhos de casamento e das testemunhas, mas nem sempre as suas funções e diferenças são bem claras.

Padrinho é nome denominado pela igreja católica quando uma pessoa acompanha o batizado, crisma ou casamentos, já em casamento no civil (cartório) o termo correto é “ testemunha”.

Os dois termos estão corretos, tanto padrinho/madrinha ou testemunhas, a única diferença é que no casamento religioso é mais apropriado falar “padrinhos”, pois são pessoas conhecidas e queridas e acompanham os noivos na cerimônia religiosa.

Já no casamento civil o mais correto é chamar de “testemunhas”, pois para que o casamento seja válido no cartório, é necessário que hajam duas testemunhas maior de idade para assinar o documento, não é obrigatório ser pessoas conhecidas do casal.

Você já sabe qual  a quantidade ideal para convidar padrinhos de casamento? Leia essa matéria também.

 

PADRINHOS

Os padrinhos de casamento, muito mais que testemunhas de um ato civil e/ou religioso, são companheiros escolhidos para participarem ativamente da vida do casal, possuem significado mais sentimental, carinho e de amizade.

Os padrinhos apoiam o casal tudo que precisarem , devem honrar o título antes, depois e durante a cerimônia. A escolha ficará a critério dos noivos, que poderão optar por familiares ou amigos mais próximos.

A função do padrinho é organizar a despedida de solteiro e reunir os amigos e familiares que estarão presentes nessa festa, ele pode ajudar no traje do noivo e na decoração do carro e durante a cerimônia o padrinho coloca-se do lado direito do noivo.

Foto unsplash.com

Foto unsplash.com

 

MADRINHAS

A madrinha geralmente tem mais funções que o padrinho, ela deve ajudar a noiva em tudo o que esta necessitar e estar sempre atenta para que a noiva esteja no seu melhor.  

A função da madrinha é ajudar com a despedida da noiva, organizar o chá de panela, escolha dos convites, ajudar a noiva com o véu, com o vestido ou com a maquilhagem, tal como ajudar a noiva a vestir-se e a preparar-se para a cerimônia e durante a cerimônia, a madrinha é responsável pelo buquê da noiva, dando sempre apoio que ela precisar.

Foto unsplash.com

 

TESTEMUNHAS

Para que o casamento seja válido, no cartório, é necessário que hajam duas testemunhas, não precisa necessariamente ser um casal, podem ser dois homens ou duas mulheres. A única exigência é que sejam maiores de dezoito anos, podem ser amigos ou parentes, pai e mãe. Podem ser os mesmos da cerimônia religiosa ou não.

Elas irão junto com os noivos, para comprovar a identidade do casal, assinarem a certidão de casamento e ainda, atestam que não existe nenhum impedimento que comprometa ou impeça o ato.

Foto unsplash.com

Na cerimônia religiosa as testemunhas, ou tradicionalmente chamados de “padrinhos”, também assinam junto com o sacerdote o registro matrimonial. Além de presenciaram o evento, afirmam que os noivos se casam por livre e espontânea vontade.

As testemunhas podem ser padrinhos também, nada impede que o casal escolha pessoas mais íntimas e amigas para assinatura do documento.

Gostou deste artigo, então compartilhe ele com amigos que pretendem se casar.

Aproveite os benefícios do Momento Noiva, cadastre-se clicando aqui !