Seu sonho começa aqui

Podemos transformar seu sonho em realidade e planejar o evento como seu coração mandar.

 

Celebrantes de Casamento, você já escolheu o seu?

Quando pensamos em nos casar de imediato pensamos na emoção sentida quando ouvimos palavras bonitas e cheia de significado no momento da cerimônia e independente de quem irá celebrar o seu casamento, devemos em pensar nos detalhes desta cerimônia. Já sabe quem irá realizar o seu casamento?

Foto unsplash.com

Se você pensa em se casar na igreja ou talvez numa cerimônia mais informal, é importante se atentar em quem irá realizar o seu casamento, definir que tipo de ritual será escolhido é fundamental, pois quem conduzirá a celebração tem uma responsabilidade muito grande, afinal ele estará realizando o seu casamento e para esse cenário ser lindo e perfeito, você de antemão precisa conhecer cada função destes celebrantes.

Um bom celebrante é aquele que se sente à vontade diante dos noivos e dos convidados, promovendo um momento inesquecível, leveza, alegria e seriedade, pois uma cerimônia de casamento, é um momento especial e de seriedade.

Você noiva conhece as diferenças de cada tipo de celebrante?

Então vamos esclarecer a função de cada celebrante, assim você não terá mais dúvidas na hora de pensar na sua cerimônia de casamento.

 

Celebrante de Casamento

Foto Celebrante Fábio Vieira

É a pessoa que realiza cerimônias de casamentos profissionalmente, estas cerimônias podem ser religiosas e ainda ter efeito civil, conforme previsto na lei. O celebrante atua na celebração do matrimônio, conduzindo o evento e marcando a união dos noivos. As cerimônias celebradas por eles, podem ser religiosas ou meramente poéticas (sem religião).

O celebrante pode ser um Juiz de Paz ou pode pertencer a uma religião como (padre, pastor, rabino, etc.), ou ser ecumênico (quando realiza uma celebração 

religiosa mas sem uma religião específica) ou agnóstico (sem vínculo com religiões ou crenças).

A principal distinção entre  o Celebrantes de Casamentos é que ele realiza cerimônias de casamento não-religiosas em nome do Estado e o Juiz de Paz realiza cerimônias de casamentos  com efeito civil reconhecido pelo Estado.

Padre

Foto unsplash.com

É a pessoa que tem a ordenação sacerdotal e em sua comunidade paroquial lhe cabe orientar o povo, celebrar os sacramentos da igreja sendo um deles o casamento.

Os padres da igreja católica são proibidos de celebrar casamento fora da Igreja, sendo, portanto obrigatório que a cerimônia seja realizada dentro da igreja podendo ser com ou sem missa, sendo opcional aos noivos receber a comunhão.

Diácono

Foto unsplash.com

Diácono é um Ministro Ordenado e Consagrado da Igreja que realiza casamentos, batizados, bênçãos e pregações religiosas, mas diferente dos padres os diáconos podem ser casados, trabalham podem ter famílias estabelecidas, filhos e moram em suas próprias casas.

Sobre a celebração de casamento tanto padres quanto diáconos fazem de igual validade

 

Juiz de Paz

Foto pixabay.com

O juiz de paz é um agente público que possui competência legal para desempenho de função estatal em caráter permanente ou transitório.

A cerimônia no cartório de registro civil é a cerimônia civil, sem religião, sendo que ali o juiz de paz celebra o casamento, em nome da lei, garantindo direitos e estabelecendo deveres aos cônjuges e firmando o contrato de casamento com o regime de bens escolhido pelo casal.

A celebração do casamento civil, nos termos da lei, é de competência exclusiva do juiz de paz.

O juiz de paz também pode realizar casamento fora do cartório, alguma noivas preferem um Casamento em diligência que é quando a  oficialização da união seja feita no mesmo dia da celebração do casamento e no mesmo local da festa, com um juiz de paz, apenas deve contratar o serviços dele antecipadamente para que ele faça tudo no mesmo local.

Lembrando  que no casamento fora do cartório, o juiz de paz deve estar acompanhado do escrevente e na presença das testemunhas, que podem ser os padrinhos dos noivos.

 

Pastor

 

Entre as funções do exercício de seu ministério o pastor que também pode ser casado, e pode realizar casamentos, estes mesmos podem ser realizados dentro ou fora da igreja.

Mas como escolher um celebrante de casamento?

As palavras tocam o coração das pessoas, por isso, escolha um celebrante que tenha habilidade na arte da comunicação.

Ao escolher um celebrante é preciso ter bom senso e empatia, pois é preciso conquistar a atenção das pessoas com naturalidade. Geralmente muitos padres, pastores, juiz de paz e celebrantes, exageram nas piadinhas ou não têm o carisma necessário para se falar em público, independente do tipo de celebrante escolhido pelo casal, deve-se tomar esses cuidados.

 

 

Gostou deste assunto? Então compartilhe nosso post.

Conheça entre os nossos fornecedores  Celebrantes de Casamento.