fbpx 

Seu sonho começa aqui

Podemos transformar seu sonho em realidade e planejar o evento como seu coração mandar.

 

7 dicas para escolher o vestido da dama de honra

A dama de honra tem um papel fundamental no seu casamento, afinal vocês devem ter um sentimento de muito carinho com a essa pessoa, seja adulto ou criança. Além de ser um dos momentos mais fofos da cerimônia e todos ficam ansiosos para ver esse momento. Por isso, a escolha do vestido da dama deve ser feita com bastante cuidado.

Antes de irmos as dicas, vamos entender um pouco sobre a tradição das damas de honra. Na idade média, o casal era acompanhado na igreja com um grupo de jovens com idade similares e com roupas iguais, para que os espíritos maus não pudessem identificar quem era o casal em matrimonio, afastando qualquer sentimento ruim ou energia negativa. Com o passar do tempo, a tradição foi caindo e dando espaço para as damas mirins, que trouxe um ar de graciosidade e fofura para as cerimonias.

Por isso, dado toda essa importância, vamos lá as dicas para você acertar na escolha do vestido da sua dama ou daminha.

1 – Harmonia com o estilo do casamento

Respeite o estilo do seu casamento para escolher o vestido da sua dama de honra, mantenha uma identidade vinculada entre o vestido e casamento. Deve-se manter a harmonia com o casamento, podendo ser romântico, alegre, descontraído, colorido e etc.

2 – Respeite o horário e local do seu casamento

Se seu casamento for durante o dia, ao ar livre, pede roupas mais leves, mais alegres e coloridas. O uso de cores como bege, azul Tiffany, rosa claro, nude, branco, estampas florais são excelentes escolhas. Enquanto, para festas no período da noite e mais tradicionais, combinam com tecidos mais refinados, com cetim, rendas, bordados e cores mais discretas. A aplicação de pedrarias (como pérolas) pode ser utilizado em qualquer situação e dá um charme incrível ao vestido. Para você que vai escolher a cor branca, as faixas coloridas dão um toque incrível ao vestido.

A escolha de cores no vestido da dama vem crescendo cada dia mais nas cerimonias, mas não se esqueça que precisa ter harmonia com a festa.

3 – Respeite a idade da dama

Parece ser algo muito simples falar que é preciso considerar a idade da dama, mas muitas noivas pecam nesse aspecto. Pode acreditar que já vimos casamentos com dama adolescente parecendo criança e dama criança parecendo adolescente.

Para crianças, os vestidos devem ser escolhidos lembrando trajes de bonecas e princesas, essa escolha representa a doçura e ternura da criança. Vestidos longos e rodados são ótimas opções. Já para damas adolescentes ou adultas, os vestidos devem ser menos elaborados e o comprimento ideal é o curto, midi, ou longo podendo ser rodado ou reto, fica a critério e gosto da noiva e dama e os vestidos coloridos são os mais utilizados.

4- A dama não é uma mini noiva

A sua daminha não é uma mini noiva e por isso, não é recomendado que o vestido seja uma réplica ou parecido, afinal, a noiva tem um papel único no casamento. Você pode e é super aconselhável que você harmonize o seu vestido com o vestido da dama, por exemplo, se o seu vestido é glamuroso, o vestido da também precisa seguir na mesma linha.

5-Tenho mais de uma dama, os vestidos devem ser iguais?

Se suas damas têm idade igual ou próxima, é recomendado que os vestidos sejam iguais, traz maior harmonia e sinergia entre elas. Mas se elas têm idades muito diferentes, você precisa respeitar a idade na escolha (como comentamos no tópico acima), não esquecendo que os vestidos precisam ter a mesma linguagem.

6- Deixe a dama participar da escolha

Você tem suas preferências e é você que conhece todos os detalhes do seu casamento e como já comentamos, o vestido da dama deve ter harmonia com o todo, por isso, a prioridade para escolher o vestido é sua. Mas, é carinhoso deixar a dama de honra participar dessa escolha. Mostre para ela as opções que você gostou e escute a opinião dela, se ela for muito pequena, mostre para a mãe dela. Deixe ela experimentar as opções e ver qual ela se sente melhor. Ela também precisa estar se sentindo linda e confortável neste dia.

7 -Escolha com antecedência

Se você vai alugar, 2 meses de antecedência é um período confortável para fechar o vestido. Mas se você vai mandar fazer o vestido, o ideal é começar a pensar no modelo 4 meses antes, pois precisa ver tecidos, amostra de cores e alguns modelos prontos para se inspirar, além dos ajustes e provas.

Separamos algumas fotos para você se inspirar com a escolha.