fbpx 

Seu sonho começa aqui

Podemos transformar seu sonho em realidade e planejar o evento como seu coração mandar.

 

Cortejo de casamento entenda as regras

Muitas noivas têm dúvidas sobre o cortejo do casamento e como organizá-lo! Vocês sabem porquê a noiva entra por último na igreja? Neste post vamos explicar sobre as regras do cortejo.

 

Qual deve ser a ordem do cortejo? Quem deve entrar depois de quem?

 

A cerimônia é um momento solene e muito especial, o que exige certas formalidades e tradições a serem seguidas. Afinal, é o cortejo que abre o casamento e proporciona aquele momento único e inesquecível para os noivos e seus convidados.

Entenda sobre as regras do cortejo de casamento

Foto Pixabay

Apesar de muitas noivas se casarem em diferentes religiões diferentes, a entrada tradicional do cortejo ainda continua da mesma forma. No entanto, se a noiva desejar mudar a entrada, não tem problema algum, o casamento é seu e você pode inovar.

Entrada dos convidados:

Entenda sobre as regras do cortejo de casamento

Foto Pixabay

Os convidados do noivo sentam do lado direito, os convidados da noiva do lado esquerdo. Dependendo da quantidade de convidados para o casamento, se costuma deixar os três primeiros bancos de cada lado para os familiares próximos e depois deles se sentam os amigos e outros parentes. Portanto, os convidados são sempre os primeiros a entrar.

É muito importante não deixar lugares vazios no meio dos convidados porque as imagens nas fotografias e vídeos podem ficar um pouco estranhas. Daí, a importância de contratar uma assessoria e cerimonial, pois detalhes como este poderão ser evitados.

Entrada do Noivo com a mãe:

Entenda sobre as regras do cortejo de casamento

Foto Estúdio RA

O noivo acompanhado de sua mãe ou alguém representando a figura materna. Isso se explica porque, aos olhos da religião cristã, é o homem quem dá início à família.

Entrada Pai do Noivo e Mãe do Noivo:

O pai do noivo acompanhado da mãe da noiva. Ambos representam a junção das duas famílias que agora tornam-se uma.

Entrada Padrinhos:

Primeiramente, o número de padrinhos varia muito de cada casamento, mas ele deve estar alinhado com a capacidade de pessoas no altar. Lembre-se que o conforto é sempre elegante e que um altar cheio de padrinhos podem “apagar” os noivos. Os padrinhos têm a função de abençoar com boas energias o matrimônio.

Entrada Daminhas e Pajens:

Entenda sobre as regras do cortejo de casamento

Foto Estúdio RA: Fornecedor Momento Noiva

A princípio a ordem geralmente é baseada na idade das crianças. Antigamente, acreditava-se que a presença das crianças na cerimônia de casamento simbolizava a pureza e daria sorte aos filhos que viriam a ser frutos da relação.

Vale lembrar que, não necessariamente você precisa de daminhas e pajens em seu cortejo. Mas que eles enchem esse momento de fofura, ahh, isso não podemos negar!

Entrada da Noiva:

Entenda sobre as regras do cortejo de casamento

Foto Multiply : Fornecedor Momento Noiva

e agora… a hora mais esperada: a entrada da noiva junto à sua figura paterna! O pai leva a noiva ao noivo, como quem consente “entregar” sua filha amada à um homem de sua confiança.

A noiva é a única mulher que entra na igreja ao lado direito do homem e de preferência, de mãos dadas, para não ocultar nenhuma parte de seu vestido. Chegando ao altar, a noiva se posiciona ao lado esquerdo de seu noivo e seu pai ao lado da mãe do noivo.

Saída do cortejo:

Entenda sobre as regras do cortejo de casamento

Foto Renan Torres Fotografia: Fornecedor Momento Noiva

A saída ocorre de forma inversa, ou seja, saem os noivos, a daminha e o pajem, os pais da noiva, os pais do noivo e por último os padrinhos.

Agora que você já sabe qual o protocolo que deve seguir no dia do seu casamento é só ensaiar para fazer bonito nesta data querida e especial.

 

Sua foto ou logo
Andréia Gasperini
Analista | Redação e Marketing
Momento Noiva
(11) 94782-3610
contato@momentonoiva.com.br
http://www.momentonoiva.com.br

Facebook Instagram Pinterest