Muitas noivas têm dúvidas sobre o cortejo do casamento e como organizá-lo! Vocês sabem porquê a noiva entra por último na igreja? Neste post vamos explicar sobre as regras do cortejo.
Qual deve ser a ordem do cortejo? Quem deve entrar depois de quem?
A cerimônia é um momento solene e muito especial, o que exige certas formalidades e tradições a serem seguidas. Afinal, é o cortejo que abre o casamento e proporciona aquele momento único e inesquecível para os noivos e seus convidados.

Foto Pixabay
Apesar de muitas noivas se casarem em diferentes religiões diferentes, a entrada tradicional do cortejo ainda continua da mesma forma. No entanto, se a noiva desejar mudar a entrada, não tem problema algum, o casamento é seu e você pode inovar.
Entrada dos convidados:

Foto Pixabay
Os convidados do noivo sentam do lado direito, os convidados da noiva do lado esquerdo. Dependendo da quantidade de convidados para o casamento, se costuma deixar os três primeiros bancos de cada lado para os familiares próximos e depois deles se sentam os amigos e outros parentes. Portanto, os convidados são sempre os primeiros a entrar.
É muito importante não deixar lugares vazios no meio dos convidados porque as imagens nas fotografias e vídeos podem ficar um pouco estranhas. Daí, a importância de contratar uma assessoria e cerimonial, pois detalhes como este poderão ser evitados.
Entrada do Noivo com a mãe:

Foto Estúdio RA
O noivo acompanhado de sua mãe ou alguém representando a figura materna. Isso se explica porque, aos olhos da religião cristã, é o homem quem dá início à família.
Entrada Pai do Noivo e Mãe do Noivo:
O pai do noivo acompanhado da mãe da noiva. Ambos representam a junção das duas famílias que agora tornam-se uma.
Entrada Padrinhos:
Primeiramente, o número de padrinhos varia muito de cada casamento, mas ele deve estar alinhado com a capacidade de pessoas no altar. Lembre-se que o conforto é sempre elegante e que um altar cheio de padrinhos podem “apagar” os noivos. Os padrinhos têm a função de abençoar com boas energias o matrimônio.
Entrada Daminhas e Pajens:

Foto Estúdio RA: Fornecedor Momento Noiva
A princípio a ordem geralmente é baseada na idade das crianças. Antigamente, acreditava-se que a presença das crianças na cerimônia de casamento simbolizava a pureza e daria sorte aos filhos que viriam a ser frutos da relação.
Vale lembrar que, não necessariamente você precisa de daminhas e pajens em seu cortejo. Mas que eles enchem esse momento de fofura, ahh, isso não podemos negar!
Entrada da Noiva:

Foto Multiply : Fornecedor Momento Noiva
e agora… a hora mais esperada: a entrada da noiva junto à sua figura paterna! O pai leva a noiva ao noivo, como quem consente “entregar” sua filha amada à um homem de sua confiança.
A noiva é a única mulher que entra na igreja ao lado direito do homem e de preferência, de mãos dadas, para não ocultar nenhuma parte de seu vestido. Chegando ao altar, a noiva se posiciona ao lado esquerdo de seu noivo e seu pai ao lado da mãe do noivo.
Saída do cortejo:

Foto Renan Torres Fotografia: Fornecedor Momento Noiva
A saída ocorre de forma inversa, ou seja, saem os noivos, a daminha e o pajem, os pais da noiva, os pais do noivo e por último os padrinhos.
Agora que você já sabe qual o protocolo que deve seguir no dia do seu casamento é só ensaiar para fazer bonito nesta data querida e especial.
![]() |
|