Seu sonho começa aqui

Podemos transformar seu sonho em realidade e planejar o evento como seu coração mandar.

 

Qual a melhor estação para realizar uma cerimônia ao ar livre

Se seu desejo é dizer o tão sonhado sim e criar um ambiente aconchegante à ocasião, confira as melhores dicas para a realização de uma cerimônia ao ar livre inesquecível.

Casar em um ambiente cheio de charme e sob as bênçãos da natureza é o sonho de muitos casais. As cerimônias realizadas ao ar livre têm sido cada vez mais realizadas no Brasil, e agradado a muitos noivos.

Para que tudo saia de acordo com o planejado, e você crie um cenário de experiências memoráveis de um dos melhores dias da sua vida, é necessário levar em consideração alguns elementos primordiais.

cerimonia_ao_ar_livre
Foto Pixabay.com

De olho na estação

Quando o assunto é clima e paisagem natural, a imensidão do Brasil apresenta uma ampla rede de opções. O mais incrível nisso tudo é que cada cantinho pode ser usado de acordo com a identidade do casal e não existe uma estação mais ou menos adequada.

cerimonia_ao_ar_livre
Foto Unsplash

Há quem goste de uma temperatura mais amena e aconchegante. Outros noivos preferem o calor do verão. Ainda, tem aqueles casais que não perdem a oportunidade de curtir um friozinho que pede experiências mais intimistas e charmosas.

Independente do cenário, é possível colocar a criatividade para trabalhar e escolher o cenário que mais agrada vocês. O que vocês devem levar em consideração é que as condições climáticas da ocasião demandam diferentes tipos de planejamento.

Casando no aconchego do inverno

cerimonia_ao_ar_livre
Foto Unsplash

Nos meses de junho, julho e agosto, se nos referirmos à cidade de São Paulo, por exemplo, podemos esperar por temperaturas que giram em torno de 10 graus.

Por essa razão, esse é um período em que ocorrem poucos casamentos. Mas isso não impede que você realize sua cerimônia. A grande vantagem é que os preços de buffet e decoração costumam ser mais acessíveis.

Se você pretende se casar nessa época, é bom se preparar para um cronograma que demanda conceitos mais quentes e acolhedores de cerimônia ao ar livre. 

Cronograma

Local do evento – Você pode optar por espaços abertos de chácaras, hotéis ou casas. Os jardins são cenários ideais para casamentos nessa época. Evite lugares muito abertos para evitar que os convidados estejam expostos a fortes ondas de vento frio.

Decoração – Para entrar no clima da estação, se o casamento for à noite, você pode investir em pontos de luzes halógenas. Elas aquecem o ambiente e proporcionam um tom amarelado, deixando o espaço com ar mais confortável. 

Cardápio – Lembre-se de que todo o conceito deve estar em coerência com o objetivo de deixar os convidados aquecidos. Na hora de montar o menu, prefira opções de sopas, pratos pesados, bebidas encorpadas e sobremesas  quentes.

Mimos – Como lembrancinha, você pode oferecer pequenos cobertores ou echarpes de lã para os convidados. Isso evita eles irem embora mais cedo por conta do frio. 

As cores românticas da primavera

onia_ao_ar_livre_1

O tempo firme e a vivacidade da natureza dão aos meses de setembro, outubro e novembro um aspecto mais alegre. Nessa época do ano, o calor se apresenta na medida certa.

A presença marcante da variedade de flores, com tons e texturas cheias de charme é convidativa para quem deseja preparar uma cerimônia ao ar livre com um toque extra de romantismo.

Ambientes – O campo e os jardins de casas e hotéis combinam perfeitamente com o clima primaveril. 

Decoração – Na primavera, as flores nascem em maior quantidade e são mais exuberantes. Ou seja, é a estação perfeita para noivas que pensam em ter uma decoração cheia de arranjos em suas melhores formas!

Além de aproveitar ao máximo o que o ambiente natural proporciona, você pode providenciar arranjos com motivos florais de várias cores. Tons pastéis combinam perfeitamente com a ocasião.

Cardápio – Aposte na criação de um menu com pratos leves e refrescantes. A época é ideal para sobremesas a base de frutas da estação, como o morango.

Lembrancinhas – Para expandir esse clima de vitalidade e romantismo, você pode presentear os convidados com mini vasos de flores ou suculentas. Assim, cada um poderá levar um pedacinho desse momento especial para cultivar em casa. 

Dizendo sim em clima de calor

Os meses de dezembro, janeiro e fevereiro são perfeitos para os casais que curtem o clima de descontração de praias, cachoeiras ou montanhas. Por ser um período de férias, é uma ótima oportunidade para a realização de um destination wedding. 

Assim, é só escolher um lugar bacana que tenha infraestrutura e levar a galera para aproveitar a cerimônia e, ao mesmo tempo, proporcionar momentos com gostinho de mini férias.

Até aqui está tudo lindo, mas, como estamos falando de casamento ao ar livre, é preciso ter cautela. Apesar de o verão nos presentear com dias mais longos e espetáculos de pôr do sol, essa é uma época de grandes índices de chuva.

Por isso, é fundamental detalhar o plano B. Assim, caso chova, vocês poderão correr para um local coberto e curtir a festa do mesmo jeito.

Localização – Se o casamento for na praia, vocês poderão criar um mini altar rústico, com pedaços de madeira, por exemplo. Outra ideia é criar uma estrutura com tendas para que vocês se protejam do sol.

O mesmo serve para cerimônias realizadas em jardins e áreas montanhosas. Para esses casos, uma pegada com ar de piquenique enfatiza ainda mais o charme desses locais.

Horário – Em dias de muito calor, a melhor opção é realizar a cerimônia nos primeiros horários da manhã ou no final da tarde.

Cardápio – Capriche na elaboração de um menu que contenha pratos leves, com muitas opções de saladas, bebidas refrescantes e sobremesas geladas. 

Lembrancinhas – Forneça mimos úteis para seus convidados, como leques, chinelos de borracha e garrafinhas d’água personalizadas. 

Muitas flores no outono

cerimonia_ao_livre_7
Foto Pixabay.com

Os dias de outono são verdadeiros convites aos momentos de paixão. O céu que se apresenta nas tardes dos meses de março, abril e maio promovem um espetáculo singular e todo casamento fica ainda mais bonito com esse presente da natureza.

Nessa época do ano, o clima fica mais ameno e seco, as folhas deixam as árvores e enfeitam o chão com um lindo tapete cheio de cores e texturas naturais. As cerimônias com referências rústicas são sempre bem-vindas.

Em busca do cenário perfeito – O outono é convidativo para casamentos ao ar livre realizados no campo ou em espaços abertos de hotéis ou residências com jardins.

Horário – A grande vantagem dessa época é que os eventos podem ser realizados em qualquer hora do dia, já que não há presença daquele sol escaldante ou de ondas muito frias. 

Decoração – Você pode aproveitar as folhagens secas típicas da estação para compor o cenário. Para reforçar o ar romântico, aposte em flores e objetos com conceito botânico de tons quentes. 

Comidinhas – Os aspectos dessa estação também são muito favoráveis para a criação de cardápios versáteis. Você pode criar opções de pratos quentes e frios, bebidas encorpadas ou refrescantes e sobremesas quentes ou frias.

Maneiras de realizar um casamento ao ar livre em grande estilo

Agora que você já sabe que é possível se casar em qualquer estação do ano e que isso demanda total controle da situação e planejamento, preste atenção nas dicas a seguir para deixar a ocasião ainda mais perfeita:

  • Em dias de verão, além do plano B, que é providenciar uma área coberta em caso de chuvas, providencie alguns guarda-chuvas para o deslocamento dos convidados;
  • Para casamentos no campo, cachoeira ou em regiões com vegetação e umidade, deixe repelentes à disposição de todos.
  • Disponibilize filtro solar e/ou chapéus se o casamento for durante o dia.

Dando um up na inovação e na criatividade

Uma tendência que surgiu na Inglaterra e caiu nas graças dos brasileiros é o famoso brunch. Portanto, trata-se de uma refeição de origem britânica que é servida em um horário que fica entre o café da manhã e o almoço.

Esse tipo de cardápio está super em alta e combina perfeitamente com cerimônias ao ar livre que são realizadas entre os períodos da manhã e da tarde.

Outro conceito que conquistou o coração dos casais brasileiros é o de mini wedding. A grande vantagem desse tipo de cerimônia está na simplicidade e na autenticidade do estilo.

Para realizá-la, basta colocar a imaginação para trabalhar e criar um conceito que seja a cara de vocês. Esse tipo de evento se adapta perfeitamente ao ar livre e pode ser realizado em diversos espaços.